O DESENHO NA ESCOLA
O desenho é o canal por onde a criança pequena e maior (10-11) anos possui para exprimir como sente o mundo, como as coisas lhe parecem. É no desenho que o aluno se revela, expõe sua visão do meio.
O desenho de uma criança nunca é bonito ou feio. Não se avalia um desenho infantil nesse aspecto. Quando o aluno vier com o desenho nas mãos e perguntar a sua opinião, devolve-lhe a pergunta: “O que você acha do seu desenho?”. Você vai ter boas surpresas com a resposta. E de quebra, vai ajudá-lo a desenvolver seu senso crítico.
Nenhum “exercício é mais completo para fortalecer as articulações e músculos das mãos e punho do que o desenho. O desenho é o melhor treino motor para a escrita. Escolha o material adequado a cada faixa etária para que seu filho possa tirar o melhor proveito desse momento:
- Crianças de 2 a 3 anos e meio: giz de cera grosso, pintura com as mãos.
- Crianças de 4 e 5 anos: giz de cera de diversos tamanhos, hidrocor de ponta grossa, pintura com dedos, pincel de cerda grossa.
- Crianças acima de 5 anos: todos os anteriores, somados ao lápis de cor e pincéis de diversas espessuras.
Seja paciente. Não cobre, não exija perfeição. Não tente decifrar o desenho. Não queira que a criança faça do seu modo. Ela tem que fazer do modo dela.
“O desenvolvimento de um adulto autônomo, seguro e confiante começa nesses pequenos, e aparentemente simples, gestos”.