Proposta Política Pedagógica

Em 1994, iniciamos com o método silábico dentro de uma proposta tradicional, frente as mudanças atuais em nossa sociedade, a Educação do Século XXI, é certamente um desafio e para encará-lo buscamos nos estudos de aprendizagem e desenvolvimento da Psicologia Histórico Cultural e na Pedagogia Histórico-crítica o embasamento teórico para novas práticas pedagógicas.

Tais abordagens consideram o estudante como sujeito ativo de sua aprendizagem e cabe à escola, enquanto lócus privilegiado do conhecimento e especificamente ao professor organizar de forma eficiente as oportunidades de acesso ao saber historicamente produzido pela sociedade. Pois a criança é um ser humano em construção, em processo de humanização que aprendem e desenvolvem-se nas relações com seus pares e com adultos. Assim com a possibilidade de compartilhar experiências e saberes, de vivenciar, inovar e recriar a cultura, explorar materiais e ambientes, participar de situações de aprendizagem interessantes, envolver-se em atividades desafiadoras, podem viver de forma prazerosa sua infância.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), o uso de diferentes linguagens ao longo da história tem sua importância e valor diretamente relacionados com demandas sociais e culturais de cada momento. Linguagens é uma das áreas do conhecimento que se estende, principalmente, à produção de sentidos na perspectiva de representar o mundo e socializar pensamentos. Por essa razão adotamos na Educação infantil a organização de conteúdos e objetivos considerando os eixos: Cuidado Consigo e com o Outro, Interação com a Natureza e com a Sociedade, Linguagem Artística, Linguagem Corporal, Linguagem Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Digital.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a organização contempla como eixos integradores as Linguagens (língua portuguesa, artes, música e educação física), Matemática, Ciências Humanas (história e geografia), ciências naturais e ensino religioso;

Assim optamos por um ensino contextualizado, onde o significado de cada conteúdo é intencionalmente construído, onde as diferentes áreas do conhecimento se relacionam e onde a clareza das metas de aprendizagem orienta o planejamento. Destacamos ainda, a intenção de favorecer uma formação que valorize o respeito às diferenças individuais e que dissemine a cooperação e a cultura de paz. A metodologia escolhida, remete à realização de projetos, que juntamente com o tema transversal, integram o planejamento desde o maternal até o 5º ano, a mediação do professor e uma rotina permeada pela ludicidade, visam promover aprendizagens significativas e desenvolvimento.

Finalizando O Colégio Pró-Futuro acredita ainda que para uma educação de qualidade é fundamental a parceria com as famílias, dessa forma busca interagir de forma dialógica e democrática promovendo ações integradoras do binômio família-escola.

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