O futuro do seu filho começa aqui. Telefone/Whatsapp: 61 3351.7939

Colégio Pró-Futuro

  • Institucional
    • Histórico
    • Filosofia
    • Objetivos Institucionais
    • Proposta Política Pedagógica
    • Regulamento Interno
    • Diretrizes Básicas
  • Aluno
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • MATRÍCULA 2021
    • Informativo de Matrícula
    • Calendário Letivo
  • Contato
  • Início
  • Blog
  • Procrastinação – O estudo sempre fica para depois.
25 de janeiro de 2021

Procrastinação – O estudo sempre fica para depois.

Válvula Interativa
quarta-feira, 26 agosto 2015 / Publicado em Blog, Sem categoria

Procrastinação – O estudo sempre fica para depois.

É comum vermos pessoas que nunca cumprem com suas atividades, ou que terminam as mesmas com algum atraso. Isso é conhecido como procrastinação, o processo de adiar o início ou o término de uma tarefa.

A procrastinação pode ser originária de fatores psicológicos, quando o indivíduo apresenta ansiedade ou baixa auto-estima.

Possui também fatores fisiológicos, encontra-se no cérebro na parte do córtex pré-frontal, área responsável por funções de planejamento, controle de impulsos e atenção, agindo como um filtro diminuidor dos estímulos que causam a distração.

Em razão de fatores psicológicos o aluno pode ter procrastinação, levando-o a desvalorizar os estudos e a afastá-lo dos mesmos, não percebendo que este é um bem para toda a sua vida, que sua formação lhe fará um profissional capacitado no futuro.

Outro fator que pode paralisá-lo diante do aprender ou de alguma tarefa, é por achar que não merece atingir o sucesso e por acreditar que, através deste, fará com que alguém se sinta prejudicado.

A procrastinação pode aparecer ainda como uma manifestação contra excesso de autoridade, ou seja, contra tudo aquilo que é imposto, seja por seus pais ou professores, onde estes nunca abrem espaço para o argumento. Assim, quanto mais mandam, mais afastam o estudante do objeto do conhecimento.

Como características externas, a procrastinação pode ser evidente no aluno chegando sempre atrasado ao colégio, não fazendo as tarefas e trabalhos de casa ou entregando-os atrasados, deixando para fazer estes na hora de dormir, estudando para a prova na véspera da mesma, o que mostra uma vida desorganizada e sem planejamento.

Internamente, a procrastinação apresenta sensações confusas, deixando o aluno ansioso, embaraçado, com sentimento de culpa e sentindo-se incapaz.

Normalmente, os alunos que possuem procrastinação são tidos como preguiçosos, sem responsabilidade, porém o que acontece é que se ocupam com pequenas coisas que o desviam da tarefa principal, durante a realização da mesma, como levantar e buscar objetos, apontar lápis, beber água, parecendo que não conseguem ficar concentrados, quietos.

Alguns estudantes enfrentam a procrastinação devido à falta de gerenciamento de seu tempo ou técnicas de estudo.

Para combatê-la é necessário que, antes de mais nada, passem a se sentir capazes e que percebam que merecem a vitória, descobrindo os benefícios que o estudo pode trazer para sua vida.

Se o estudante tiver acompanhamento psicoterápico, com certeza conseguirá superar as angústias e os medos que o tornam procrastinador, organizando seus horários, aprendendo a lidar com agendamento de suas atividades e planejando melhor sua vida.

Fonte: Brasil Escola

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • E-mail
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

  • Tweet

What you can read next

Autoestima.
A formação da identidade da criança.
Como ensinar seu filho a não xingar.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos posts

  • Alunos tocando a música Jingle Bells

    Os alunos do colégio Pró-Futuro, em clima de Na...
  • Festa do Pijama 2020

    No dia 20/11/2020, sexta-feira, tivemos a festa...
  • Pescaria de palavras com 1º ano matutino

    Os alunos do 1 ano matutino fizeram atividade d...
  • Inglês com o maternal 2 (vespertino)

    Durante essa semana os alunos do maternal 2 (ve...
  • Alimentação Saudável com o 4º ano

    Trabalhando com o tema “alimentação saudá...
Endereço:
QNB 10 - lotes 11/13
Taguatinga Norte/DF
Telefone/Whatsapp:
61 3351.7939
Pró-Futuro nas redes sociais!
Siga-nos e fique por dentro!

© 2020. Todos os direitos reservados. Colégio Pró-Futuro.

Válvula Agência InterativaSite criado por

TOPO

Fale conosco

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.
%d blogueiros gostam disto: