O futuro do seu filho começa aqui. Telefone/Whatsapp: 61 3351.7939

Colégio Pró-Futuro

  • Institucional
    • Histórico
    • Filosofia
    • Objetivos Institucionais
    • Proposta Política Pedagógica
    • Regulamento Interno
    • Diretrizes Básicas
  • Aluno
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • MATRÍCULA 2022
    • Informativo de Matrícula
    • Calendário Letivo
  • Contato
  • Início
  • Blog
  • A superproteção atrapalha o aprendizado da independência.
22 de maio de 2022

A superproteção atrapalha o aprendizado da independência.

Gustavo Caselato
segunda-feira, 20 julho 2015 / Publicado em Blog, Fique por Dentro

A superproteção atrapalha o aprendizado da independência.

Presenciar uma criança organizando seus brinquedos, servindo um prato de comida, enchendo um copo d’água, trocando de roupa, tomando banho, dentre várias outras coisas, é muito interessante. Podemos notar o quanto se envolve, buscando várias tentativas para conseguir o que deseja.

Existem pais que superprotegem tanto os filhos que eles não conseguem adquirir espaço para crescer e tornar-se independentes, muitas vezes até manifestam a vontade de fazer por si só, mas onde os adultos não permitem.

As facilidades proporcionadas por uma babá que os acompanha o dia todo, fazendo todas as suas vontades, pode atrapalhar o seu desenvolvimento, fazendo com que acostumem à situação cômoda de receber tudo nas mãos ou sempre ter alguém para trocar suas roupas, lhes dar banho, pentear seus cabelos, tornando-as preguiçosas e desinteressadas para essas tarefas.

É claro que uma criança deve receber afeto, carinho e cuidados, fundamentais para crescerem com bons tratos, mas em excesso podem prejudicar a sua formação enquanto pessoa.

Além disso, vemos pais criticando os filhos por não fazerem as coisas direito, no mesmo nível de perfeição dos adultos, deixando-os inibidos e sem coragem para tentar e arriscar.

O interessante é que as crianças, quando forem realizar alguma atividade que exija maiores cuidados, estejam acompanhadas de um adulto, que vá as orientando passo a passo, até que consigam fazer sozinhas.

Devido às modernidades do cotidiano, é bom lembrar que as crianças sempre são convidadas para passear na casa de amigos, irem a festinhas de aniversários, ao cinema, onde irão precisar de determinada independência. Quando não a possuem, podem manifestar insegurança para saírem sozinhas de casa.

Os filhos caminham para onde os pais lhes permitem ir. Se não lhes ensinam a escovar os dentes, não saberão fazer na casa de um amiguinho; se não lhes permitem comer sozinho, não vão conseguir comer sem derramar os alimentos; se não ensinam a atravessar a rua, poderão sofrer acidentes com maior facilidade, estando sempre na dependência de outras pessoas.

É bom incentivar os pequenos a se virarem sozinhos, para que criem condições de se tornarem independentes, além de irem adquirindo novas destrezas e aprendizagens para a vida.

Fonte: Brasil escola

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • E-mail
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

  • Tweet
Tagged em: crescimento, crianças, dica, educação, pais e filhos, Pró-Futuro

What you can read next

Jardim II na aula de psicomotricidade
4º ano A – Plantando Girassol
Retrospectiva Pró Futuro – 2013

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos posts

  • Congruência e Simetria no 3º ano

    Turminha do 3 ano estudando congruência e simet...
  • Festa Junina Pró-Futuro 2021

    Em virtude da pandemia, neste ano, infelizmente...
  • Noite do Pijama – Páscoa Solidária

    A Noite do Pijama on-line foi incrível, com tan...
  • Alunos tocando a música Jingle Bells

    Os alunos do colégio Pró-Futuro, em clima de Na...
  • Festa do Pijama 2020

    No dia 20/11/2020, sexta-feira, tivemos a festa...
Endereço:
QNB 10 - lotes 11/13
Taguatinga Norte/DF
Telefone/Whatsapp:
61 3351.7939
Pró-Futuro nas redes sociais!
Siga-nos e fique por dentro!

© 2020. Todos os direitos reservados. Colégio Pró-Futuro.

Válvula Agência InterativaSite criado por

TOPO

Fale conosco

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.
%d blogueiros gostam disto: