O futuro do seu filho começa aqui. Telefone/Whatsapp: 61 3351.7939

Colégio Pró-Futuro

  • Institucional
    • Histórico
    • Filosofia
    • Objetivos Institucionais
    • Proposta Política Pedagógica
    • Regulamento Interno
    • Diretrizes Básicas
  • Aluno
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • MATRÍCULA 2022
    • Informativo de Matrícula
    • Calendário Letivo
  • Contato
  • Início
  • Blog
  • Diferenciando o mau leitor do indivíduo disléxico.
22 de maio de 2022

Diferenciando o mau leitor do indivíduo disléxico.

Gustavo Caselato
terça-feira, 11 agosto 2015 / Publicado em Blog, Fique por Dentro

Diferenciando o mau leitor do indivíduo disléxico.

O desenvolvimento escolar de um aluno depende de vários fatores, sendo a leitura considerada um dos principais e que deve ser trabalhada constantemente no processo educacional.
Um dos primeiros desafios que o aluno enfrenta no processo de ensino e aprendizagem é o desenvolvimento da leitura. Ou seja, apresentar um bom desempenho na alfabetização é peça chave para a evolução de todo estudante.

Apesar dessa importância, os professores têm encontrado em suas turmas, muitas vezes já em níveis mais elevados, alunos com sérios problemas de leitura, bem como de interpretação do que se lê. Após tornar-se comum entre professores, problemas como esses questionamentos começaram a surgir.

Em virtude da ênfase que é dada a determinado distúrbio na sociedade como um todo, muitos profissionais pecam ao diagnosticar precocemente as pessoas.
Nesse caso em especial, muitas vezes professores por falta de conhecimento passaram a rotular maus leitores como disléxicos e vice-versa.

Partindo desse pressuposto, no intuito de auxiliar professores e até mesmo pais ou responsáveis pela formação de certo indivíduo, ressaltamos algumas questões importantes e que devem ser de conhecimento desses, com a finalidade de alertar e principalmente identificar até que ponto, por exemplo, o aluno apresenta-se como mau leitor ou indivíduo disléxico. Uma vez que essas são abordagens com significados totalmente diferentes:

É fundamental, na posição de profissionais de ensino, saber definir a dislexia como uma dificuldade na aprendizagem, mais precisamente na leitura, compreender que o indivíduo disléxico apresenta-se como um mau leitor potencialmente elevado, mesmo conseguindo realizar a leitura com lentidão e sofrimento. Porém, salienta-se que o indivíduo que exerce uma má leitura não deve ser imediatamente encarado como um mau leitor, é necessário observação para possivelmente diagnosticar a dislexia.

Segundo o estudioso Vicente Martins, eis então um ponto importante colocado e que se trata de uma reflexão enriquecedora para educadores: “Assim, poderíamos dizer que todo disléxico é realmente um mau leitor, mas nem todo mau leitor é disléxico.”

Reflexões como essa impede muitas vezes que alunos sejam rotulados por distúrbios ou dificuldades de aprendizagem incoerentes com o problema real, levando o professor a ajudar esse aluno de acordo com a verdadeira necessidade, aplicando práticas e condutas pedagógicas que irão cada vez mais somar e auxiliá-lo de acordo com as reais necessidades presentes.

Vale lembrar ainda a importância de pais e educadores estarem preocupados e atentos para encontrar indícios de dislexia em seus filhos e alunos que num primeiro momento apresentam-se normais, possibilitando diagnosticar precocemente desde os primeiros anos de educação infantil ( 4 a 5 anos), uma vez que o diagnóstico tardio, no ensino fundamental (8 a 9 anos) geralmente tende a desenvolver na criança perturbações emocionais e lingüísticas.

 

 

 

 

Fonte: Brasil escola

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • E-mail
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

  • Tweet

What you can read next

Experiência do Solo – 4°ano matutino
Feira de Arte e Cultura: Jogos e Brincadeiras Populares
O Preconceito Racial Na Escola

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimos posts

  • Congruência e Simetria no 3º ano

    Turminha do 3 ano estudando congruência e simet...
  • Festa Junina Pró-Futuro 2021

    Em virtude da pandemia, neste ano, infelizmente...
  • Noite do Pijama – Páscoa Solidária

    A Noite do Pijama on-line foi incrível, com tan...
  • Alunos tocando a música Jingle Bells

    Os alunos do colégio Pró-Futuro, em clima de Na...
  • Festa do Pijama 2020

    No dia 20/11/2020, sexta-feira, tivemos a festa...
Endereço:
QNB 10 - lotes 11/13
Taguatinga Norte/DF
Telefone/Whatsapp:
61 3351.7939
Pró-Futuro nas redes sociais!
Siga-nos e fique por dentro!

© 2020. Todos os direitos reservados. Colégio Pró-Futuro.

Válvula Agência InterativaSite criado por

TOPO

Fale conosco

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.
%d blogueiros gostam disto: